Olá pessoal
Hoje venho falar-vos de uma coisa que não tem nada a ver com este site, mas como veículo de comunicação não posso deixar de o usar.
Á bastante pouco tempo descobri que a minha mãe tem
Fibromialgia.
Devem estar a perguntar-se o que é isso, não é??
Possivelmente já ouviram falar do caso da Maria Elisa, a reporter da RTP e antiga Deputada. Se não me engano ela foi a primeira pessoa a falar em público desta doença.
É uma doença que se manifesta por uma constante dor..dor na perna, dor nas costas..dor no braço..dor...dor..e mais dor. O doente fibromialgico tem tantas dores que alguns chegam mesmo a tentar o suicidio.
Esta doença não aparece nas análises e muito menos em raio-x. É detectada segundo o historial médico do/a paciente.
Se um paciente se queixa de dores constantes sem causa aparente..provavelmente terá fibromialgia.
Acontece que muitas pessoas não aceitam esta doença, dizem que as pessoas não querem fazer nada..são preguiçosas. Pois é, mas não!! Estas pessoas
não conseguem mesmo fazer as coisas. Há pessoas que sofrem de dores tão intensas que chegam mesmo a paralisar partes do corpo.
Mais grave que as pessoas não aceitarem esta doença é os própios médicos não a aceitarem. Por vezes dizem que esta doença é apena invenção da cabeça das pessoas ou pior..que estão malucas.
A razão deste meu post é chegar a essas pessoas que não acreditam que esta doença exista.
Ela existe!!! E o mais importante não é nos aceitarmos que ela existe, mas sim apoiarmos as pessoas que a têm.
Ontem fui a um encontro de doentes fibromealgicos e descobri que existem muitos doentes que estão sosinhos, porque simplesmente os familiares e amigos os abandonaram.
Por favor, não façam isso!!! Eles precisam de nós..e a sua recuperação depende muito das nossa ajuda.
Bom, espero que entendam esta minha mensagem e se possivel que a passem a alguém que esteja numa situação semelhante.
A minha mãe é uma doente fibromialgica e não é por isso que eu vou deixar de a amar, como sempre a amei.Entretanto deixo-vos a página da APDF..
http://www.apdf.com.pt/Bjos e obrigado