domingo, novembro 13, 2005

Fibromialgia

Olá pessoal

Hoje venho falar-vos de uma coisa que não tem nada a ver com este site, mas como veículo de comunicação não posso deixar de o usar.

Á bastante pouco tempo descobri que a minha mãe tem Fibromialgia.
Devem estar a perguntar-se o que é isso, não é??

Possivelmente já ouviram falar do caso da Maria Elisa, a reporter da RTP e antiga Deputada. Se não me engano ela foi a primeira pessoa a falar em público desta doença.

É uma doença que se manifesta por uma constante dor..dor na perna, dor nas costas..dor no braço..dor...dor..e mais dor. O doente fibromialgico tem tantas dores que alguns chegam mesmo a tentar o suicidio.
Esta doença não aparece nas análises e muito menos em raio-x. É detectada segundo o historial médico do/a paciente.

Se um paciente se queixa de dores constantes sem causa aparente..provavelmente terá fibromialgia.

Acontece que muitas pessoas não aceitam esta doença, dizem que as pessoas não querem fazer nada..são preguiçosas. Pois é, mas não!! Estas pessoas não conseguem mesmo fazer as coisas. Há pessoas que sofrem de dores tão intensas que chegam mesmo a paralisar partes do corpo.

Mais grave que as pessoas não aceitarem esta doença é os própios médicos não a aceitarem. Por vezes dizem que esta doença é apena invenção da cabeça das pessoas ou pior..que estão malucas.

A razão deste meu post é chegar a essas pessoas que não acreditam que esta doença exista. Ela existe!!! E o mais importante não é nos aceitarmos que ela existe, mas sim apoiarmos as pessoas que a têm.

Ontem fui a um encontro de doentes fibromealgicos e descobri que existem muitos doentes que estão sosinhos, porque simplesmente os familiares e amigos os abandonaram. Por favor, não façam isso!!! Eles precisam de nós..e a sua recuperação depende muito das nossa ajuda.

Bom, espero que entendam esta minha mensagem e se possivel que a passem a alguém que esteja numa situação semelhante.

A minha mãe é uma doente fibromialgica e não é por isso que eu vou deixar de a amar, como sempre a amei.

Entretanto deixo-vos a página da APDF..http://www.apdf.com.pt/

Bjos e obrigado

5 comentários:

Anónimo disse...

Tiveste bem,e o mais engraçado que na actualidade, inumerosos medicos e especialistas ainda associarem a paranoia á doença.Grave...
Ainda bem que acreditaste na palavra Fiblomialgia..porque "ocultadamente"ela existe e fizeste bem mistura-la com negocios.

Sandra de Sá disse...

Quando precisares de um ombro amigo, aqui tens o meu... e Parabéns pela tua atitude!

Anónimo disse...

Fiquei com num nó na garganta ao ler este post..............fibromialgia é o meu dia-a-dia desde 2003. Aprendi a lidar a doença tão perto que até parece que a tenho. Quando todos os exames são feitos, análises, testes, enfim...uma data de coisas cujo o resultado vem sempre normal, sem alterações que justifiquem a proveniência de tantas dores. É inexplicável de onde vem tanta dor que impede, da noite para o dia, fazer simples gestos banais como APANHAR um objecto do chão, LIMPAR o cabelo depois de um banho ou mesmo ESTAR ao telefone! Para a fibromialgia, infelizmente, não há cura…há, sim, a força de vontade da própria pessoa que a vai buscar, por vezes, a sítios que nem imagina. E sobretudo a família…por se tratar de um pilar basilar e que diz aquelas palavras que mais ninguém diz.
Light_Angel, a minha mãe também tem fibromialgia e eu entendo-te perfeitamente. A única ajuda que podemos dar é apoio, carinho e compreensão, mas acima de tudo fazer que todos os esforços sejam minimizados para tornar a vida deles o mais digna possível.

Anónimo disse...

Tenho uma amiga que tem fibromialgia, e ao principio nas urgencias do hospital deram-lhe uns comprimiditos não sei para o quê e mandaram-na pra casa cm se fosse só fita...:|

3 anos depois já se habituou...falta muito menos ás aulas e está..."melhor" dentro do possível

Só gostava de saber como é que há gente que é capaz de abandonar alguém por causa disso...qd se gosta asério não se abandona a pessoa independentemente da doença que tenha.

paulo disse...

gostava de saber se a por aqui pessoas que queram falar sobre a fibromialgia, deixo aqui o meu msn. paulosantos.propriedades@hotmail.com